Mateus Starling

"Mateus é um guitarrista muito promissor que graciosamente toca sem ter que soar como outras pessoas."

All about jazz - USA

  • Português
  • English
  • Home
  • Sobre
  • Novo CD
  • Videos
  • Entrevistas e Reviews
  • Testemunho
  • Contato
  • Blog
  • Fotos
  • Aulas
  • Agenda
  • Video Aulas de Guitarra GRÁTIS
  • Ministério

Mateus Song's

Lost Dog

Santo Angelo

T Miranda

Escala Pentatônica - Solando em novos caminhos

 

Escala Pentatônica - Solando em novos caminhos

Comumente usamos a penta do próprio tom, ou seja, se temos um acorde de Am usamos a penta de Am. Isso é algo simples e eficaz, porém é o básico que pode ser muito bem feito e, dependendo do contexto, ser o suficiente.

Algumas pessoas excluem a pentatônica de seu vocabulário musical pelo fato da mesma remeter a uma sonoridade de rock e blues, porém, quero mostrar nos exemplos abaixo que se escolhermos determinados caminhos melódicos, explorando saltos, tríades e intervalos, podemos ter uma sonoridade que em nada remete ao rock e o Blues.

Escala Pentatônica

É importante salientar que dentro da pentatônica de Am menor temos disponíveis a tríades de A menor e C maior, essas tríades, de certa forma, ajudam a quebrar o padrão pentatônico de notas seqüenciais que estamos tão acostumados a ouvir.

Em todos os exemplos acima eu tento quebrar ao máximo o desenho horizontal da pentatonica tentando imprimir o uso de intervalos mais abertos e evitando tocar a escala de forma seqüencial.

O exemplo 1 é uma boa para aqueles que gostam de usar a técnica de sweep. Nos exemplos 2 e 3 faço uso dos intervalos de quartas, que é um intervalo bem marcante. E por fim, no exemplo 4 demonstra o uso dos intervalos de quinta e segunda combinados.

Na próxima coluna estarei falando no uso da sobreposição de pentatônicas.

 

Comentários  

 
0 #10 Diógenes Tavares 02/03/2012 11:32
Excelente os artigos e as explicações Mateus. Um dos melhores investimento, senão o melhor, que fiz na música foi o curso. Valeu mestre.
Citação
 
 
+1 #9 Mateus Starling 17/02/2012 09:39
Obrigado por todos os comentários galera.
Deus abençoe a todos.
REspondendo o Marcos

Citando Marcos:
Excelente Blog, ótimo Post!

Tenho uma pergunta que não tem muito haver com o Post, mais que eu tenho certa dúvida em relação as Pentas...

Pensando em Rock/Blues que modos dessa escala pentatônica você acha melhor para esse estilo?

Valeu!


Para o estilo basico de Blues se usa a penta menor do proprio tom mesmo, que é a formula básica. Sobre Am usar Am penta.
Citação
 
 
+1 #8 PATRICK CABRAL 16/02/2012 15:07
PERFEITA MATERIA ,QUE DEUS ABENCOE E TE DE MAIS VONTANDE DE AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS..PARABENS.

ABRACOS DO SEU ALUNO DE CUIABA MT

PATRICK CABRAL
Citação
 
 
+1 #7 Anderson Balmant 16/02/2012 13:30
Muito legal éssa sacada de de modificar a sonoridade da penta, gostei também do efeito melódico que ela produz , muito diferente agora posso tocar pentas sem me chatear com elas,rsrs.
T+ meu irmão um grde abraço!! fica com Jesus!!.
Citação
 
 
+1 #6 Marcos 16/02/2012 12:31
Excelente Blog, ótimo Post!

Tenho uma pergunta que não tem muito haver com o Post, mais que eu tenho certa dúvida em relação as Pentas...

Pensando em Rock/Blues que modos dessa escala pentatônica você acha melhor para esse estilo?

Valeu!
Citação
 
 
+1 #5 kleber lima 15/02/2012 20:04
muito massa

esta e uma forma interessantima, sobre quebra da sonoridade linear da penta.

Deus abençoe
Citação
 
 
+1 #4 kleber lima 15/02/2012 20:03
Massa,

esta e uma forma musical muito interessante, quebrando a sonoridade linear da penta.

muito massa

Deus abençoe
Citação
 
 
+1 #3 charles moraes 15/02/2012 11:53
Muito maneiro! valeu.
Citação
 
 
+1 #2 RUBENS 15/02/2012 10:36
Excelente MATEUS. Vc tem toda a razão sobre o preconceito de usar pentas, já que são extensivamente usados por outros gêneros e desta forma ficou muito interessante. Aguardo a sobreposição, com um abraço,Rubens
Citação
 
 
+1 #1 Dennis 09/02/2012 01:10
Awesome article. Love the Atonal/Outside lesson video and the new cd. Keep it coming.
Citação
 
Atualizar lista de comentários
Feed RSS para comentários deste texto

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Enviar
Cancelar
JComments