Você precisa de um cronograma.

Imagine um livro que todos dizem que você precisa estudar.
Você consegue uma cópia do livro, mas as páginas não estão enumeradas e então você começa a estudar as folhas que chegaram em sua mão fora de ordem.
Você não percebe muito bem, mas está pulando da página 1 para a 15, depois para a 100 e depois da página 6.
Parece incoerente, mas é assim que a maioria das pessoas estudam seu instrumento, sem nenhum critério ou organização.
Todo o aprendizado requer etapas, até mesmo o aprendizado natural do ser humano, as fases do crescimento e do rompimento da dependência para com os nossos progenitores.
Coloque um bebê de 3 meses para andar e ele vai cair, poderá sofrer inclusive fraturas e danos mais graves.
Existem etapas que respeitamos naturalmente, mas existem outras etapas que requerem que outras pessoas nos instruam.
É muito difícil falar em cronologia para alguns instrumentos, principalmente a guitarra que é um instrumento recente na história da música e que tem um apelo de venda voltado para estilos que, aparentemente, são desprendidos de disciplina.
A internet proporciona um infinito volume de informações, mas que quase sempre vem como um emaranhado de metodologias e ideias cruzadas, algumas ótimas, outras razoáveis e outras falhas.
Quem tem a experiência de estudar por conta própria ou com professores descompromissados com um cronograma logo se deparam com um teto de bronze intransponível. É muito difícil seguir num caminho sem que haja um mapa ou pior ainda é seguir num caminho onde o mapa esta trocado. Muitas pessoas estão colocando o esforço correto sobre um caminho equivocado.
Não existe conto de fadas como ficar fluente no instrumento em 3 meses, existem sim atalhos, mas mesmo estes são necessário esforço para trilha-los.
Tenha em mente que você precisa de paciência, vontade, disciplina e também um bom cronograma para não ficar saltando aleatoriamente.
Não é o número de assuntos que vai fazer com que você esteja crescendo com qualidade, mas sim o conteúdo certo para cada etapa do seu aprendizado.

steve.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email