Imagine um livro que todos dizem que você precisa estudar.
Você consegue uma cópia do livro, mas as páginas não estão enumeradas e então você começa a estudar as folhas que chegaram em sua mão fora de ordem.
Você não percebe muito bem, mas está pulando da página 1 para a 15, depois para a 100 e depois da página 6.
Parece incoerente, mas é assim que a maioria das pessoas estudam seu instrumento, sem nenhum critério ou organização.
Todo o aprendizado requer etapas, até mesmo o aprendizado natural do ser humano, as fases do crescimento e do rompimento da dependência para com os nossos progenitores.
Coloque um bebê de 3 meses para andar e ele vai cair, poderá sofrer inclusive fraturas e danos mais graves.
Existem etapas que respeitamos naturalmente, mas existem outras etapas que requerem que outras pessoas nos instruam.
É muito difícil falar em cronologia para alguns instrumentos, principalmente a guitarra que é um instrumento recente na história da música e que tem um apelo de venda voltado para estilos que, aparentemente, são desprendidos de disciplina.
A internet proporciona um infinito volume de informações, mas que quase sempre vem como um emaranhado de metodologias e ideias cruzadas, algumas ótimas, outras razoáveis e outras falhas.
Quem tem a experiência de estudar por conta própria ou com professores descompromissados com um cronograma logo se deparam com um teto de bronze intransponível. É muito difícil seguir num caminho sem que haja um mapa ou pior ainda é seguir num caminho onde o mapa esta trocado. Muitas pessoas estão colocando o esforço correto sobre um caminho equivocado.
Não existe conto de fadas como ficar fluente no instrumento em 3 meses, existem sim atalhos, mas mesmo estes são necessário esforço para trilha-los.
Tenha em mente que você precisa de paciência, vontade, disciplina e também um bom cronograma para não ficar saltando aleatoriamente.
Não é o número de assuntos que vai fazer com que você esteja crescendo com qualidade, mas sim o conteúdo certo para cada etapa do seu aprendizado.